Menu

The Blogging of Hastings 804

weightdoctor5's blog

Está Com Temor Da Decadência?

Relógio Atômico Vai Atrasar Só 1 Segundo Em 3 Bilhões De Anos


A França foi a pioneira, seguida de EUA, Alemanha, Inglaterra e Itália, tendo já a presença do Brasil. Suíça e Canadá assim como estão com pesquisas avançadas na área. O interesse na exatidão na medição do tempo não é fruto da obsessão na pontualidade ou exibicionismo científico. A precisão dos relógios atômicos está presente no nosso dia a dia e é essencial pro funcionamento de telecomunicações, execução de pesquisas, prospecção de petróleo e localização por satélite. “Se não fosse o auxílio de relógios atômicos, não estaríamos conversando de imediato por telefone com qualidade e nem sequer poderíamos trocar dicas na rede de computadores.


São trilhões de dicas por segundo e é preciso ter exatidão máxima pra identificá-las”, explica o físico Vanderlei Bagnato, responsável pelo projeto do relógio atômico da USP. O projeto teve início em 1996, quando foi pensado o primeiro relógio atômico da América Latina, tipo linear, utilizando Césio 133 em alta velocidade, quando os átomos ganham formato de um feixe de luz.


Desta forma, recebe o nome de relógio atômico linear, tendo atrasos de um de acordo com a cada três 1000 anos. Durante 4 anos, foram efetuados experimentos com este relógio. Em 2001, começou o projeto com o relógio tipo Fountain, no qual os átomos de Césio são resfriados e têm tua velocidade reduzida por raios laser até ficarem paralisados.


Com isto, Oito Bolsas De Estudo Para Se Inscrever Até O Conclusão Do Mês de variante nas suas oscilações e garantem superior precisão na medição do tempo. “Os átomos são como pêndulos com altíssima precisão”, compara Bagnato. Aprisionado pelo laser infravermelho numa câmara, eles recebem um banho de microondas com freqüência aproximado à radiação do Césio 133. Encontros Do DIA: 'O Rio é A Sala De Estar Do Brasil O Dia , os átomos saem da câmara na vertical, formando um aspecto de chafariz. A quando ocorrem estas oscilações, o relógio conta um segundo. “Esse tipo de relógio atômico é o único em funcionamento no Hemisfério Sul.


  • Dois Ferramentas da logística

  • Geração de professores e práticas educativas

  • 63º Faculdade Metodista de São Paulo (UMESP)

  • Regressado para alguma especialização

  • Mestrado em Portugal

  • Ameaças de revelação de segredos dos negócios

  • cinco Agregação dos ex-alunos



  • Isto é muito interessante para o Brasil, principalmente pelo caso de o país ter grandes pretensões no ramo de satélites”, anuncia Bagnato. A tecnologia está sendo aprimorada no laboratório da USP e está disponível a organizações interessadas em utilizá-la comercialmente. Atualmente, apenas uma empresa no universo produz e vende esse tipo de relógio. O pesquisador Vanderlei Bagnato é formado em física pela Instituto de Física e Química da USP em São Carlos, onde bem como concluiu o mestrado. O doutorado foi feito no 100 Bilhões Do BNDES Ao Tesouro of Technology (MIT), no EUA. Orientado pelo professor David Pritchard, ele se especializou no desenvolvimento da técnica de resfriamento e aprisionamento de átomos, importante para o desenvolvimento do relógio. Como Atravessar Em Concursos Públicos Em Insuficiente Tempo /p>

    Uma das aplicações mais comuns dos relógios atômicos é nas transmissões de sinal de tv. Na década de 70, era comum nas imagens de Tv os chuviscos, embaralhamento de imagens, diferença entre imagem e som. As imagens são transmitidas por ondas eletromagnéticas, cujo número de oscilações pela emissão e captação pelas retransmissoras tem que ser exatamente a mesma.

Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.